Sabe Mais

Francisco Quintal

Posted on: 24/08/2011


      Num dia como o de hoje (24 de agosto) mas do ano de 1898 (há113 anos), nascia no Funchal (ilha da Madeira, Portugal) Francisco Quintal.

      Quintal foi um importante militante e propagandista anarquista e anarco-sindicalista português.

      Filho de uma família burguesa, faz os seus estudos na escola náutica de Lisboa e descobre o anarquismo aos 15 anos, com os escritos de Jean Grave, começando a frequentar as “Juventudes Sindicalistas”.

      A partir de 1921 começa a colaborar com alguns grupos anarquistas, como “Novos Horizontes” ou “Grupo Anarquista Claridade”, vindo a representar a União Anarquista Portuguesa (UAP) no Congresso Anarquista de Alenquer em 18 de março de 1923.

      A U.A.P. lança em 1925 o seu órgão de imprensa, o jornal “O Anarquista”, que Francisco passa a coordenar.

      Em julho de 1927 é de novo delegado da U.A.P. ao congresso de Valencia (Espanha) onde se decide a criação da Federação Anarquista Ibérica.

      A polícia fascista acaba por o considerar o chefe dos anarquistas portugueses e prende-o e deporta-o para Angola, na altura uma colónia portuguesa, até 1929, regressando a Portugal onde milita clandestinamente na F.A.R.P. (Federação Anarquista da Região Portuguesa) e colabora ativamente com as publicações anarquistas da época, como: “O Argonauta”, “A Batalha”, “A Comuna” e outras e dedica-se ainda à tradução, de forma clandestina, de inúmeras obras anarquistas como “Les Syndicats et la Révolution Sociale” de Pierre Besnard.

      Durante os anos da ditadura mantém, juntamente com a militante Miquelina Sardinha, sua companheira, uma atividade política possível, mantendo a sua atividade de capitão da marinha mercante, que lhe proporcionou novos contactos com muitos companheiros de diversos países.

      Com a queda da ditadura (25 de Abril de 1974), funda em Almada, com outros anarquistas, como Adriano Botelho, o Centro de Cultura Libertária e edita o jornal “Voz Anarquista”.

      Veio a falecer de um enfarte, em Lisboa, a 4 de fevereiro de 1987.

Etiquetas:

2 Respostas to "Francisco Quintal"

Grande homem, grande companheira, grande família.
Segundo testemunho local, nos passou em 1982, uma cópia de sua tradução do livro de Max Nettlau, La Anarquia hacia los Tiempos. Esse original, compõe o acervo da biblioteca da COB/Ait, do Brasil.

Ás nove horas e trinta minutos do dia vinte e seis de Agosta de 1961, nasce no Muro dos Bacalhoeiros, no numero 101 rés do chão da freguesia de São Nicolau, cidade do Porto, Francisco Manuel Quintela Nóbrega Quintal, filho de Francisco Nóbrega Quintal Junior, e de Maria Lucinda Quintela. Criado unicamente com o seu Pai, acompanha-o na fuga dos agentes da Pide até se dar o 25 de Abril em 1974, morando em casa de amigos e familiares espalhados por todo o Pais tendo uma adolescência fora do comum, obrigando-o assim a passar por situações difíceis, ganhando assim mais experiência de vida e resistência a situações mais marcantes daquelas que seriam próprias dos adolescentes da sua idade. Aos vinte e um anos, em 1982 entra para a Marinha de Guerra ao serviço da Pátria até 1984 a onde mais uma vez visita a Madeira em comissão por seis meses, terra de seu Pai. Mais tarde casa com Maria de Lurdes Santos Duarte com a qual vive durante 18 anos e da qual nasce uma filha, Soraia Patriçia Duarte Quintal. Em 1985 ingressa na Policia de Segurança Pública, mais uma vez ao serviço da Pátria e com outros ideais após um passado de ditadura, agora num estado democrático a onde a justiça e a ordem se torna imprescindível. Mais tarde concorre ao curso de Operações Especiais da P.S.P., tira o curso de Segurança a Entidades e Instalações Importantes, a onde vários anos desempenha missões de segurança a entidades nacionais e estranjeiras, tanto em território nacional como no estrangeiro, ainda detentor do curso de condução avançada e curso de técnicas policial e de tiro. Actualmente encontra-se ainda no activo, a viver num Pais a onde outros que lutaram e morreram ou foram torturados na esperança e na luta de uns ideais melhores para uma qualidade de vida do ser Humano.

Deixe um comentário

Calendário

Agosto 2011
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Visitantes já contados:

  • 97.870

Contacto por email:

infodiasms@gmail.com

O objectivo deste sítio é:

[ Vota aqui sobre o conteúdo deste blogue e vê os resultados atuais ]

Facebook SabeMais e Info-Dia Sms