Sabe Mais

A Regressão Egípcia

Posted on: 04/08/2012


      No Egito acaba de ser lançado (coincidindo com o início do mês do Ramadão) um canal de televisão, o Maria TV, com estúdios no Cairo, gerido exclusivamente por mulheres cobertas por véu preto (niqab) que lhes cobre a totalidade da cara deixando apenas ver os seus olhos.

      No Egito há, no entanto, um grande debate sobre o uso do véu (niqab). Algumas universidades públicas chegaram mesmo a banir os véus durante os exames e nos dormitórios, levando a inúmeras batalhas judiciais.

      Há mulheres que se queixam de um mercado de trabalho hostil ao uso do véu, enquanto os críticos mostram a sua preocupação em relação à ascensão do islamismo político no Egito, temendo que este venha radicalizar a sociedade.

      A criação de um canal de televisão que emprega apenas mulheres com as caras cobertas é uma “reviravolta” no caminho percorrido na “Primavera Árabe”.

      Nota que até as mãos são cobertas por luvas mas, no entanto, as personagens de ficção, têm a cara descoberta, como o boneco-máscara da fotografia abaixo, que é a única, em toda a estação de televisão, que não usa véu.

      A televisão pertence ao projeto de Abdallah, mais conhecido pela alcunha de Abu Islam, que diz que o objetivo do canal é mostrar às mulheres que não necessitam mostrar a sua beleza ao Mundo enquanto são vistas; «é uma nova era para as mulheres que vestem niqab».

      Os islamistas foram durante muito tempo (décadas) reprimidos pelo Estado que se pretendia ocidentalizar. Agora, após o fim da era Hosni Mubarak e a vitória eleitoral dos conservadores islâmicos, estes sentem chegado o momento para a sua expansão.

      Abu Islam detém a Ummah TV, estação de televisão que agora opera livremente mas que foi severamente censurada, destruída e proibida por Mubarak. O próprio Abu Islam foi preso diversas vezes, sempre por difundir as suas ideias conservadoras.

      Atualmente, a estação emite livremente todos os conteúdos que pretende, pois quem governa o Egito são os fundamentalistas da irmandade islâmica e os ultraconservadores Salafitas, as duas forças político-religiosas com mais poder no Egito.

      Há uma década atrás, era raro ver-se uma mulher vestindo niqab no Egito, o vestido niqab estava restrito a uma pequena minoria. A maioria das mulhgeres usava um lenço que lhes cobria o cabelo, mas não a face. Atualmente, no entanto, tornou-se vulgar ver mulheres trajando o niqab, seja na rua, seja nas universidades, nos mais diversos empregos e mesmo montadas, atrás, mas motas dos maridos.

      Maria TV está no ar seis horas por dia na Ummah TV. A programação consiste essencialmente em dar conselhos práticos às mulheres para o seu dia-a-dia em relação à cega obediência aos seus maridos. As mulheres falam sobre os assuntos e defendem os seus pontos de vista, sem qualquer crítica.

      O diretor da estação, o filho do Abu Islam, referiu que sabe que “existem críticas e reações negativas, mas que também existem críticas e reações positivas, como em tudo, portanto, não interessa, nós seguiremos o nosso caminho”.

      A produtora executiva do canal, também filha do Abu Islam, diz que “Eu quero dar às crianças a possibilidade de verem estas mulheres e dizerem: Eu quero ser assim. Ou seja, criar uma nova geração que deseja isto e deseja ser como o que vê.”

      O sítio do canal na Internet está em: http://www.ummahchannel.tv/

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Calendário

Visitantes já contados:

  • 75,312

Contacto por email:

infodiasms@gmail.com

O objectivo deste sítio é:

SabeMais no Twitter

[ Vota aqui sobre o conteúdo deste blogue e vê os resultados atuais ]

Facebook SabeMais e Info-Dia Sms

%d bloggers like this: