Sabe Mais

A Começar na Bolívia?

Posted on: 31/07/2012


      Numa decisão inédita, o Governo da Bolívia anunciou que a “Coca-Cola” (refrigerante norte-americano) será expulsa da Bolívia no próximo dia 21 de dezembro de 2012.

      De acordo com o ministro do exterior da Bolívia, David Choquehuanca, esta determinação estará em sintonia com o fim do calendário Maia e será parte dos festejos para celebrar o fim do capitalismo e o começo da “cultura da vida”.

      A festa acontecerá no dia do solstício de verão (no hemisfério sul) na Ilha do Sol, situada no lago Titicaca.

      «21 de dezembro de 2012 é o fim do egoísmo e da divisão. 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche (refresco de durazno)», disse o ministro Choquehuanca num ato junto ao mandatário Evo Morales. «Os planetas se alinharão depois de 26.000 anos… é o fim do capitalismo e o começo do comunitarismo», completou o ministro.

      Recorde-se que no final do ano passado, de forma igualmente inédita, a cadeia de restaurantes de comida rápida norte-americana “McDonald’s” abandonou a Bolívia por desinteresse do público, isto é, por não ter clientes.

      Após 14 anos do seu estabelecimento no país sul-americano, e apesar de tentar todas as campanhas publicitárias imagináveis, a cadeia viu-se obrigada a fechar os oito restaurantes que mantinha abertos nas três principais cidades do país: La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra.

      Este é o primeiro país do Mundo no qual a empresa fecha as portas por ter a sua contabilidade em vermelho durante mais de uma década.

      O impacto para os criativos chefes de “marketing”, que não acabam de superar a sua frustração, foi a força daqueles que gravaram um documentário intitulado: “Porque faliu a McDonald`s” no qual tentam explicar as razões que levaram os bolivianos a continuar preferir as empanadas aos hambúrgueres.

      O documentário inclui reportagens com cozinheiros, sociólogos, nutricionistas, educadores, historiadores e outros, que apresentam uma coincidência geral: o repúdio não é aos hambúrgueres nem ao seu gosto, o repúdio está na mentalidade dos bolivianos. Na Bolívia ainda se conserva o conceito da cultura gastronómica tradicional, na qual o rito da comida começa desde a decisão do que se vai comer, ir ao mercado comprar os ingredientes, conviver enquanto preparam os alimentos, a forma como o apresentam e a maneira como o servem. A comida para ser boa requer, além do gosto, esmero, higiene, e consciência que se adquire com muito tempo de prática na preparação. Assim é como avalia um consumidor a qualidade daquilo que coloca no estômago.

      No vídeo abaixo podes ver um extrato do documentário, quando ainda se encontrava em preparação.

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Calendário

Visitantes já contados:

  • 75,312

Contacto por email:

infodiasms@gmail.com

O objectivo deste sítio é:

SabeMais no Twitter

[ Vota aqui sobre o conteúdo deste blogue e vê os resultados atuais ]

Facebook SabeMais e Info-Dia Sms

%d bloggers like this: