Sabe Mais

A Perda de Paciência

Posted on: 16/07/2012


      Cientistas da Universidade de Iowa (EUA) conduziram um estudo dirigido à paciência das pessoas, observando o que acontece no cérebro quando as pessoas ficam sem paciência.

      De acordo com as conclusões apontadas, os cientistas afirmam que o nosso cérebro tem uma capacidade limitada para o autocontrolo e que esta vai diminuindo conforme a sua utilização.

      A equipa de investigadores usou imagens de ressonâncias magnéticas, que dispunham a atividade cerebral de voluntários durante a realização de tarefas que exigiam autocontrolo. As imagens mostraram que a atividade no córtex cingulado anterior – uma área responsável por reconhecer situações que exijam o domínio dos impulsos – permaneceu estável, e na zona do córtex pré-frontal dorsolateral, responsável por manusear o autocontrolo e pela escolha das melhores respostas para as situações problemáticas, não permanecia igual.

      Esta área é ativada com menor intensidade depois de cada esforço, dando sinal que “a paciência vai se esgotando”. Os cientistas interpretaram esses resultados como uma prova de que as pessoas não têm problemas em reconhecer situações que provoquem ansiedade e exijam autocontrolo. No entanto, é mais difícil manter a calma e tomar as melhores decisões se o stresse for contínuo ou recorrente, isto é, e como já se sabia e diz-se, a paciência acaba-se por muito ser usada, e acaba-se por já não haver mais paciência. Assim se certifica cientificamente aquilo que anda na boca de todos nós por tradição oralmente recebida e empiricamente constatada.


Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Calendário

Visitantes já contados:

  • 75,312

Contacto por email:

infodiasms@gmail.com

O objectivo deste sítio é:

SabeMais no Twitter

[ Vota aqui sobre o conteúdo deste blogue e vê os resultados atuais ]

Facebook SabeMais e Info-Dia Sms

%d bloggers like this: